A Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ) aderiu à Ata de Registro de Preço da cooperativa Coopataxi para garantir o fornecimento de serviços de táxi corporativo à Administração Superior, Secretarias, Coordenações, Subcoordenadores e Diretorias. A adesão permitirá uma diminuição nas despesas com a frota própria e locada da instituição e proporcionará uma melhoria nos seus serviços de deslocamento.
O serviço estará disponível através de um aplicativo e será de simples utilização. A ideia é proporcionar deslocamento para viagens de curta distância atendendo as necessidades pontuais dos defensores cadastrados, no exercício de suas atribuições, em toda a Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro. Assim, o app torna-se mais uma opção de transporte para que os usuários possam realizar suas funções institucionais com a agilidade necessária.
A previsão é de que o serviço seja economicamente vantajoso em relação a utilização da frota própria e locada da instituição para deslocamentos de curta distância e quilometragem inferior a 2.400 quilômetro/mês, segundo estudos técnicos já realizados. Isso sinaliza uma possível redução da frota locada e a ampliação da oferta de transporte a outros usuários com a manutenção da qualidade e eficiência.
De acordo com a análise de mercado, significa o aprimoramento da gestão com a adoção de solução tecnológica na área de logística com melhor gestão dos recursos, representando um aperfeiçoamento dos mecanismos de controle de gestão do gasto público, com o pagamento do serviço realizado a partir do quilômetro efetivamente rodado pelo usuário, possibilitando a necessária transparência e o controle efetivo dos deslocamentos ocorridos.
Os cadastros dos primeiros defensores contemplados já foram encaminhados para o registro da Coopataxi. A princípio o acesso ao aplicativo será limitado a defensores da sede da capital, coordenadores, subcoordenadores e diretores, mas será ampliado futuramente para contemplar um número maior de usuários.
O serviço possibilitará uma melhora na eficiência dos nossos serviços e processos administrativos da Defensoria, já que a solução aborda o controle das movimentações de forma mais apurada, assim como a gestão dos custos envolvidos. Exemplo disso é a facilidade em ações de urgência, visto que os defensores poderão solicitar o táxi pelo aplicativo de forma imediata, sem necessidade de agendamento prévio com os motoristas. Com isso, a frota própria e locada da instituição poderá também se dedicar a outras demandas.
O tutorial para utilização do aplicativo está disponível aqui: https://bit.ly/3nB8Xic